quarta-feira, 19 de março de 2014

Antes com três dias, agora final se semana no Brasil serão de quatro dias


Desde a semana passada no Brasil os filmes começaram a estrear no país não mais na sexta-feira e sim a partir da quinta-feira. Tal decisão foi tomada com as exibidoras e distribuidoras junto a Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas (FENEEC). Tal mudança, depois de vinte anos com os longas sendo lançados na sexta-feira, se deu, segundo os já citados, pelo fato de a quinta-feira ser um dia muito parado nos cinemas.Outros meios de entretenimento oferecem nova programação na quinta e o cinema não e o brasileiro tem, nesses últimos anos, tornando as quinta-feiras mais ativas. Ainda citam exemplos de alguns países que já adotaram a estreia antecipada, diferenciando dos EUA, como a Alemanha, Peru, Austrália, Bolívia e Chile. Porém, essa mudança acarreta em algumas fatores que podem fazer muito a diferença:

1) O preço dos Ingressos
De acordo com a decisão, caberá a cada rede de cinema decidir se o ingresso da quinta-feira permanecerá com o mesmo valor. Evidentemente que não, muito provavelmente as redes de exibição irão colocar o ingresso da quinta-feira com o mesmo valor do da sexta, sábado e domingo. Se, por um lado, será um dia a mais para as distribuidoras faturarem um pouco mais, para os espectadores, será um dia a mais com ingressos mais caro.

2) Números maiores para os filmes
Se até então os longas contavam com três dias, agora contarão com quatro. Dessa forma, ficará bem mais fácil para os filmes conseguirem números mais significantes em suas estreias em relação a todos os outros filmes lançados até agora. Um recorde poderá será quebrado com uma falicidade absurda, principalmente quando se fala em blockbuster. Para que se entender melhor: "A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2" foi lançado em uma quinta-feira (feriado) no Brasil. Contanto a partir da sexta-feira (que era o início do final de semana) o longa conseguiu números impressionantes: foram 2.119.655 ingressos vendidos chegando a renda de R$25.329.121. Porém, acrescentando mais um dia (a quinta-feira), os números aumentam de maneira assustadora: ultrapassa a marca de 3.000.000 de entradas vendidas e a arrecadação chega a espantosos R$37.202.164. Incrível a diferença, não? E isso falando de um filme em 2D, imagine a proporção que um em 3D pode chegar.

3) Questão de hábito
Será mesmo que a estreia na quinta-feira será eficaz? A maioria do público não tem esse dia livre por causa do trabalho ou estudo no dia seguinte sem falar com o fato de a quinta-feira ser um dia bem parado nos cinemas.

Por essa razão, a partir de hoje, os dados de "Maiores Estreias do Brasil",  "Maiores Estreias do Brasil em 2014" e "Maiores Bilheterias por Semana" (ainda em desenvolvimento) virão com a observação sobre o acréscimo de dia das estreias a partir da semana passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário